Vinhos - por Roberto Ranieri


Advogado, produtor agrícola, pós graduado em gastronomia e vinhos.
Divertido e amigo, esta no Jornal Modus Vitae,e me deu entrevista na Webtv do cafeerevista.
Tivemos em pleno dia de semana, a uma hora da tarde, mais de 40 pessoas que diziam-se interessadas em vinho e que interagiram conosco fazendo perguntas ao grande mestre.
Foi muito agradável estar com o Ranieri que claro, levou um delícioso vinho para que depois do programa nós pudessemos degustar e apreciar o seu aroma e gosto divinos, que vem desta bebida viva.

Ele começa dizendo que o primiero livro publicado em português sobre vinhos e vinhas, foi no ano de 1712. Título - "Agricultura das Vinhas" de Vicencio Alarte, pseudônimo do autor Silvestre Gomes de Moraes, já com a precupação com as vinhas, a terra, o sol, as águas e o tempo. Tudo escrito a mão, com ensinamentos vindos da experiência e das observações feitas pelos agricultores do passado.

Dr. Silvestre pensou em quase tudo em suas escritas, só não poderia imaginar seu livro abordando ( se fosse hoje em dia ) sobre o aquecimento global e suas consequências em relação ao vinho.

É sabido que as condições climáticas, a mudança de temperatura extemporânea, alterações no regime das águas e secas, sortiam consequências em favor de uma safra se tornar excelente ou não, especialmente no momento da colheita das uvas, diz Ranieri cheio de brilho nos olhos! Claro é que existia alguma previsibilidade em relação a estas variações.

Aprenda que...
Terroir é um termo francês que se refere às características de uma área de plantio de uva, como solo, o sol, temperatura, regime de chuvas e secas, intensidade e velocidade do vento, entre outros ítens. A uva, com todos os seus nuances gustativos, é o resultado de sua genética associada a esse conjunto de coisas que chamamos de terroir.

A videira fica adormecida com a temperatura abaixo de 10*C, acima disso começa a desenvolver-se, necessitando de água e calor para seu melhor progresso, sendo que por volta dos 18 a 20*C ocorre o surgimento das flores, nesse momento a água tem vital importância para a frutificação. Sol e calor são os pontos cruciais no amadurecimento e concentração de açúcar nas uvas. É hora da chuva ser escassa, pois não pode haver o encharcamento dos frutos.

Leia mais...
Diz Ranieri que se mudarmos o terroir, mudamos a uva, e se mudamos a uva, mudamos também o vinho. Aí sentimos a preocupação com o aquecimento global em não atingir somente os especialistas no cultivo das uvas - os viticultores-, mas também os vinicultores ou enólogos - dedicados a produção do vinho- uma vez que a uva e seu processo de vinificação podem ser alterados com o clima desordenado.

O álcool do vinho, é o resultado da fermentação do açúcar natural da uva, - quanto mais madura, mais açúcar - quanto mais açúcar, mais álcool.

A tempertura global elevada gera modificações de terroir de enorme importância, pois, em algumas regiões como a Borgonha, que sempre porduziu habitualmente vinhos com corpo leve para médio, vem apresentando safras extremamente concetradas, resultado do amadurecimento extremo, dado o forte calor e seca na época da colheita, fato extremamente raro na região até pouco tempo atrás.

Na verdade em todos os lugares esta mudança aparece, os vinhos estão mais concentrados a medida que o planeta aquece.

Inconcebível
Em 2002 no sul do Rhône houve muita chuva no momento da colheita, houve aí uma mudança climática que provocou o resultado de uma safra bem próxima do inconcebível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Tertúlia - Prazer

Tropeços, quedas e sofrimento para todos!