Pesquisa Ministério da Saúde


Matéria da Folha de S. Paulo, de Larissa Guimarães, de 13 de Setembro de 2008
Deixo aqui um resumo dela.

Seis Capitais com cerca de 3.300 mulheres atendidas pelo SUS.
A maior parte - gestantes, 40,4%, com o virus do HPV, outros casos com clamídia e sífilis. Estes são os que mais preocupam os médicos.

Sífilis - Úlcera, lesões na pele e mucosas, alterações neurológicas, aborto e ruptura precose da bolsa.

Clamídia e Gonorréia- Dor pélvica crônica, infertilidade, gravidez ectópica ( fora do útero ), ruptura precoce da bolsa e infeção.

Hepatite B - Alterações da função hepática cirose e câncer de fígado.

HPV - Verrugas genitais e câncer de colo de útero.

HIV- Diminuição das defesas do organismo, infecções oportunistas e tumores.

Isto para a mulher e para a criança pode ocorrer até a morte em alguns casos. Assim como a surdez, convulsões, déficit mental, restrição de crescimento câncer de fígado, infecção crônica, verrugas na laringe,etc.

O programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, está atento a todos estes acontecimentos e chama a atenção para a idade dessas mulheres que na maioria são jovens. E que alguns casos o tipo de doença era o HPV de alto risco somados a outras infecções como a clamídia.

O estudo mostra que 79% das gestantes tinham 29 anos e 72,8% com união estável.

Isto o Ministério da Saúde esteve presente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza e Goiânia- a pequisa foi elaborada em 2006 - 2007.

O HPV, não é o que mais preocupa na pesquisa, mas sim, os problemas de clamídia, sífilis, hepatite B, e o HIV.

A grande maioria, quase metada das gestantes - 49,2% disse nunca ter usado a camisinha com parceiro fixo. Apenas 17% das mulheres disseram ter tido relações sexuais com outros parceiros nos últimos 12 meses.

Uma das mulheres, casada há seis anos, disse nunca ter usado camisinha com seu marido. Usou apenas no começo do namôro. Hoje ela tem sífilis e descobriu fazendo o pré-natal. Não contou para absolutamente ninguém, pois teve vergonha, e confessa que o único homem que teve , foi seu marido.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Tertúlia - Prazer

Tropeços, quedas e sofrimento para todos!