Dra. Isabel Chap Chap


Tensão Pré- Menstrual

Ela é médica Ginecologista dos Hospitais Albert Einstein e Sírio Líbanês
CRM 15962

Sempre que posso, pergunto muitas coisas para a Dra. Isabel, que é extremamente dedicada à sua profissão, e como brasileira, só pelo fato de estarmos ao lado de um médico/a, temos muito o que perguntar a eles.

Falando da tensão pré-menstural:
Dra. Isabel acredita ser melhor o termo: síndrome pré-menstrual - pois, mexe com problemas emocionais e físicos. Isto acontece na segunda fase do ciclo menstrual, perto de duas semanas antes da menstruação - neste momento aparecem os sintomas que logo depois da menstruação, vão embora. Nas jovens em torno dos 20 anos, é muito comum.

São dividos assim: emocionais e físicos. Emocionais = ansiedade, alteração no humor, cansaço, falta de concetração,irritabilidade, agressão ou depressão.

Físicos = dor de cabeça, ganho de peso, dor nas mamas, dor abdominal ou lombar, mas atenção: Estes sintomas nem sempre são somente causados ou específicos da TPM, e sendo assim, precisam ser mehor pesquisados, mas a dica é observar se isto ocorre nas duas semanas antes da menstruação.

Classificação: Tipo I - Ansiedade ( irritabilidade e mau humor )
Tipo II - Aumento do apetite e a vontade de comer doces
Tipo III- Hiper-hidratação, retensão hidrica e dor nas mamas
Tipo IV- Depressão, confusão mental, esquecimento, e choro sem motivação

Até hoje, não se sabe ao certo as causas da TPM, mas uma das teorias é sobre a alteração dos hormônios, em certa época do mês. É possível que eles interajam no controle químico do cérebro
( seratonina ).

Não há também um teste específico para o diagnóstico, o médico o fará pela discrição dos sintomas que ocorem neste período do mês. Mas avisa a Dr. Isabel, que é preciso prestar muita atenção nisso tudo, porque pode não ser apenas TPM.

É Normal?
Muitas mulheres encaram esse momento, como sendo normal e resolvem por elas mesmas fazendo execícios regularmente e dieta balanceada, comem vegetais, carboidratos em grãos, limitando as cafeínas, o álcool, o cigarro, no entanto, isto apenas trará bem estar, mas, não atua exatamente na TPM. Outro recurso usado se a evidência estiver na dor de cabeça ou lombar, é tomar um analgésico, assim como pode se tomar uma vitamina B6, de 50 a 100mg por dia, pois existem evidências de melhoras nos sintomas, entretanto, a dosagem não pode ser superior a 100mg/dia.

Caso os sintomas não melhorem com essas atitudes, é bom que se procure um profissional da área, para prescrições mais efetivas e melhorar a serotonina, diarréia e constipação.

O importante é que a mulher se conheça e consiga passar ao médico, todos os seus sintomas, e assim o diagnóstico será perfeito. Hoje em dia temos muitos recursos para melhorar a qualidade de vida da mulher em todos os seus estágios de vida.

Comentários

  1. Waу cool! Sοmе extremely valid ρoіntѕ!
    I apρreciate уοu pеnning this write-uр and also
    thе reѕt of the sіte iѕ also геally good.


    Heгe iѕ my blog :: get more instagram followers

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não aprovo comentário ANONIMO!

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Tertúlia - Prazer

Tropeços, quedas e sofrimento para todos!