Hoje é Dia de Reis


A tradição Católica diz que os senhores Melchior ou Belchior, Gaspar e Baltazar, os três reis magos, foram os que levaram guiados por uma estrela brilhante, na madrugada de 5 para 6 de Janeiro,conhecida como a “Noite de Reis”, os presentes para o menino Jesus.

Significado dos presentes:
Ouro – para um Rei
Incenso – para um sacerdote
Mirra - para representar a espiritualidade

O significado do nome dos Magos:
Gaspar “Aquele que vai inspecionar”
Melchior “Meu Rei é Luz’
Baltazar “Deus manifesta o Rei”

Baltazar era africano, segundo São Beda, o vulnerável, o outro europeu e o último persa. Representavam a humanidade daquela época.

Hoje é o dia de desmancharmos a nossa árvore de Natal, de tirarmos os enfeites de casa. Hoje a cidade fica mais escura, perde um pouco do seu brilho, aquele do encantamento, do sonho, da esperança... Mas fica na lembrança de todos nós, a energia desta beleza e o seu significado, para um ano cheio de novidades e de nova força.

É comum no interior a comemoração nas Igrejas com oração e cantoria. Em casa oferecemos comida, pode-se fazer um jantar e convidar amigos, depois, tocar a vida para frente e fazer o mesmo com os outros que virão de encontro no seu caminho.

Para os mais abastados, comprem doces, comida e entreguem à quem necessita. Repita este ato algumas vezes durante o ano, nada vai lhe faltar.

Felicidades para 2009!



ORAÇÃO:
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.
Deita-me em verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranqüilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Prepara-me uma mesa perante os meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Comentários

  1. Que lindo! remete a infancia... bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah eu lembro sempre da infancia,qdo nos reuniamos com meu pai para desmontar a arvore,guardar bolinhas que quebravam facil..rss

    Bons tempos!

    Repito,gosto muito dos seus posts,saio daqui leve...rs

    beijo,boa semana,Con.

    ResponderExcluir
  3. Olha que lindo esse post!
    Essa oração me diz muito. Gosto de cantá-la.
    E a tradição do doar aos menos favorecido é uma prática gostosa, que nos dá um bem estar enorme.
    Que seu ano seja maravilhoso. E que nada lhe falte, nem um minuto de alegria.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não aprovo comentário ANONIMO!

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Tertúlia - Prazer

Tropeços, quedas e sofrimento para todos!