Pular para o conteúdo principal

Hoje é Dia de Reis


A tradição Católica diz que os senhores Melchior ou Belchior, Gaspar e Baltazar, os três reis magos, foram os que levaram guiados por uma estrela brilhante, na madrugada de 5 para 6 de Janeiro,conhecida como a “Noite de Reis”, os presentes para o menino Jesus.

Significado dos presentes:
Ouro – para um Rei
Incenso – para um sacerdote
Mirra - para representar a espiritualidade

O significado do nome dos Magos:
Gaspar “Aquele que vai inspecionar”
Melchior “Meu Rei é Luz’
Baltazar “Deus manifesta o Rei”

Baltazar era africano, segundo São Beda, o vulnerável, o outro europeu e o último persa. Representavam a humanidade daquela época.

Hoje é o dia de desmancharmos a nossa árvore de Natal, de tirarmos os enfeites de casa. Hoje a cidade fica mais escura, perde um pouco do seu brilho, aquele do encantamento, do sonho, da esperança... Mas fica na lembrança de todos nós, a energia desta beleza e o seu significado, para um ano cheio de novidades e de nova força.

É comum no interior a comemoração nas Igrejas com oração e cantoria. Em casa oferecemos comida, pode-se fazer um jantar e convidar amigos, depois, tocar a vida para frente e fazer o mesmo com os outros que virão de encontro no seu caminho.

Para os mais abastados, comprem doces, comida e entreguem à quem necessita. Repita este ato algumas vezes durante o ano, nada vai lhe faltar.

Felicidades para 2009!



ORAÇÃO:
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.
Deita-me em verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranqüilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Prepara-me uma mesa perante os meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Comentários

  1. Que lindo! remete a infancia... bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah eu lembro sempre da infancia,qdo nos reuniamos com meu pai para desmontar a arvore,guardar bolinhas que quebravam facil..rss

    Bons tempos!

    Repito,gosto muito dos seus posts,saio daqui leve...rs

    beijo,boa semana,Con.

    ResponderExcluir
  3. Olha que lindo esse post!
    Essa oração me diz muito. Gosto de cantá-la.
    E a tradição do doar aos menos favorecido é uma prática gostosa, que nos dá um bem estar enorme.
    Que seu ano seja maravilhoso. E que nada lhe falte, nem um minuto de alegria.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não aprovo comentário ANONIMO!

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Estou indignada por ler matérias em jornais e revistas onde jornalistas e médicos escrevem a respeito da pílula anticoncepcional como sendo o meio mais seguro de se evitar filhos, porém...

Nos programas de rádio e TV, a mesma coisa acontece. O que eles não abordam jamais, é o perigo que a pílula anticoncepcional causa para a mulher. (E nem todos os médicos tem essa preocupação com sua paciente).

Ainda hoje, dia 8 de Setembro li no caderno Folhateen - da Folha de S. Paulo, matéria de Jairo Bouer em sua coluna - SEXO E SAÚDE, onde ele aconselha como forma segura para se evitar a gravidez indesejada, o uso da pílula, e ainda escreve que, - menos de 20% delas são adeptas a isto, pedindo que se repense no caso, induzindo a mulher a usar a pílula.

Muito bem. O que as pessoas não sabem e não interessa dizer, é que a pílula e a reposição hormonal podem causar na mulher graves problemas como a TROMBOSE.

A trombose pode se transformar em uma EMBOLIA pulmonar conhecida como TEP - e isto pode matar…

Cozinhando com a faca na mão

Que coisa mais linda ver as crianças participando da vida como se fossem fazer suas próprias coisas, como a sua comidinha, ou arrumar seus deveres e sua caminha e coisas do  dia a dia. 
Lamento o fato de não termos alguns costumes  como temos por exemplo no Japão. Ví dia desses um filme das sobrinhas de uma amiga que nasceram lá e desde muito cedo,  na escola, elas todas trabalham com facas e aprendem a cortar peixes e a fazerem seus pratos tradicionais, rebuscados ou não. Eles acreditam que é interessante saberem mexer com o perigo, como o instrumento faca,  ensinado-as como manipular.  


 Eles tem total razão

Entrevista com Sérgio Viotti

O Jornal Modus Vitae, em Maio de 2007, conversa com Sérgio Viotti, quando ele interpretou um personagem da peça “O dia em que raptaram o Papa”. Viotti foi “Alberto IV”, um papa que imaginou ser por algumas horas, um transeunte comum pelas ruas de Nova York, mas o taxista que o levaria para a aventura - anônimo, judeu, o reconheceu prontamente e o seqüestrou.

O desenrolar da peça teatral de grande sucesso, é uma comédia, e Sérgio Viotti é mais que um ator, ele é mesmo o Papa. Procuramos essa “santidade” do teatro nacional, próximo aos seus 80 anos, e descobrimos que o “Papa” é mesmo pop.

Foi mais ou menos assim que abro a entrevista com Viotti, no entanto, é preciso dizer aqui, que eu me emocionei demais com a peça. Na verdade, muita gente se emocionou. Há momentos de total silêncio do público, e respeito, tamanha figura que ele travestido de PAPA representou.

Assisti a peça, no dia da estréia, algumas pessoas foram entrevistadas na saída ainda tomadas pela emoção. A TV Gazeta vem em minh…