O Antecipado Adeus do Ator Sérgio Viotti

Hoje no Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, a coluna de Hildegard Angel, fala sobre o estado de saúde crítico de Sérgio Viotti.

Logo pela manhã, Dorival Carper e Celinha Basto, sua sobrinha, me ligaram para contar sobre a homenagem que Hildegard presta aí a Sérgio Viotti, e para eu levar o Jornal assim que for para o hospital, pois, Dorival não sai do lado de Sérgio Viotti. Celinha que veio do Rio ontém, descansou no hospital e também não quis dormir no apartamento deles e nem tampouco foi para hotel.
Como escreve Hildegard Angel, é difícil antecipar a despedida de alguém, no entanto, o momento é aguardado, pois depois de 15 dias de UTI, resolveram deixar Sérgio em um quarto sem os aparelhos que sabemos o quanto incomoda e judia de quem deles necessita.
Dorival e amigos sabem que Sérgio nunca desejou ficar em estado vegetativo e portanto, não adianta estender de forma artificial alguns dias a mais. Seu cérebro já não tem resposta neurológica, infelizmente.
Até ontém, dia 1 de Maio, Dorival não deixou que dessemos a notícia, porém, diante do quadro clínico de Sérgio, ele entendeu que os amigos precisavam saber e estar com ele, ainda que neste momento muito triste para todos.

Hildegard ainda conta que foi sua discípula ( que sorte a dela! ) Sérgio foi professor do Conservatório Nacional de Teatro, foi mestre! Generoso, diz ela, derramava seu conhecimento na medida certa para os alunos.
"Sérgio Viotti é considerado unanimemente, um dos maiores atores do Brasil, e sua galeria de troféus confirma isso. Dentre eles, Moliere, Mambembe, APCA, o Shell, Roquete Pinto, Associação dos Críticos Cariocas, o do Governo do Estado de São Paulo, sem esquecer do Walmap, de literatura, por uma de suas obras. São cinco livros publicados - seu próximo , a saga de ficção - O boi no café - está prestes a sair...
Seu último espetáculo sobre Haendel, na Sala São Paulo, junto com a orquestra, em que ele interpretava o compositor, contava com a presença de 1400 pessoas. Grande especialista de Shakespeare. A editora Martins irá publicar as palestras do ator, que interpretava Shakespeare sob seu ponto de vista. Sérgio também foi crítico teatral. Foi grande mestre na arte de interpretar e bom em tudo que fez. "
Hildegar continua ainda falando de Sérgio, e todos nós gostaríamos que um milagre acontecesse e que deixasse este amigo e maravilhoso ator, mais um pouco no meio de nós. Sabemos que Deus é o maior dos intérpretes e ELE, somente ELE, poderá decidir o grand finale de Sérgio!

Para nós, simples mortais, lembramos de Sérgio, no teatro, sendo aplaudidíssimo, 24 horas antes de ter a parada cardíaca. Ele estava muito feliz.
Obrigada por tudo que você foi para todos nós, amigo e esplendoroso Viotti.
No site de Cesar Giobbi, ele também deixa umas linhas para Viotti.
Uma notícia pra lá de triste!
ResponderExcluirCon,
ResponderExcluirNão sabia que Sergio Viotti tava doente!
Que pena!!
Que seja feito o melhor pra ele!!
Rezando e pensamentos positivos!!
Beijos!
Que notícia triste,Con.Ultimamente ,só temos tido essa notícias no nosso´país.Mais um dos grandes que se vai.Abraço.
ResponderExcluirGrande perda para os humanos, mais do que para o teatro. Atores são pessoas comuns com algum ou muito talento que pode-se aprimorar, mas Vioti era um ser humano com as qualidades que não se adquire, como o talento, apenas se aprimora quando se tem. E ele tinha. Inteligência, sensibilidade e o senso de humanismo que, paradoxalmente, muita gente não sabe distinguir. minhas condolências a todos os que tiveram o privilégio de compartilhar de sua presença.
ResponderExcluirOlá mana!
ResponderExcluirPerde o Brasil mais um de seus filho brilhantes talentos. Certa vez vi um texto que cabe perfeitamente para definí-lo no momento. "Existem pessoas cometas e pessoas estrelas. As pessoas cometas passam por nossa vida e as pessoas estrelas permanecem brilhando em nosso coração."
Com com toda certeza ele é uma pessoa estrela.
Pois dele fica o legado de seu excepcional trabalho imortalizado como grande mestre das artes.
A você meu carinho e abraço, por saber da sua afeição por ele e ao Dorival. Em nome dos goianos expresso o nosso profundo pesar...
Deus-te querida!
No meu tempo de teatro amador, já ouviamos falar deste homem como exemplo e o nosso diretor usava como estímulo muito de seus ensinamentos, quem o assistiu só em novelas, não sabe o que perdeu. Bela homenagem fizestes. Beijo
ResponderExcluirCon
ResponderExcluirFilha, hoje nem falamos, mas pensei nele o dia todo. Parece mesmo que o fim está próximo para ele. Que ao menos, tenha uma morte sem sofrimento. Era querido por todos no meio e fora dele, o que nos mostra o ser humano especial que foi.
Agora no jornal da noite, tivemos a notícia triste da morte do Augusto Boal, com 78 anos, causada por uma leucemia contra a qual vinha lutando há muito tempo!
Outro ser humano de muito valor e talento, fundador do teatro do oprimido, na década de 60. Por isso chegou a ser indicado ao premio Nobel da Paz!
É, a morte é uma espada na cabeça de todos nós.
Cada um que vai embora, nos faz lembrar que a "fila anda", também para chegarmos a ela.
Dá tristeza, mas contra ela não temos arma nenhuma. Penso que só nos resta deixar por aqui as nossas marcas, ainda que pequenas e insignificantes diante da eternidade, mas fortes, de um convívio com as outras pessoas e com tudo o que nos cerca, calcado sempre, sempre, no amor.
Isso implica desapego, compaixão, solidariedade, generosidade, tolerancia, bondade, humildade e mais mil qualidades, que podemos cultivar, fazendo delas, hábito, para termos um pouco mais de merecimento e fazermos jus ao título de "pessoa”.
Ah...To triste...
Beijo filha e
Deus te sempre!
Da mamis.
Aidnha
Con:
ResponderExcluirAlguma coisa me disse para passar em seu Blog imediatamente.Larguei meu desenho e entrei.
Aidinha(Vera),sabe o que é isso.
Lembrei-me quando Sergio Viotti disse que éramos deslumbrantemente lindos,na TV Cultura.
Um dos grandes conselhos dados à mim,era para viajar pelo mundo,muito,sendo jovem,porque com a idade necessitamos mais de confôrto e a cabêça já não teria o mesmo deslumbre da juventude.Viajei demais,sempre com a imagem e palavras dêle.Aproveitei e aproveito ao máximo.
Enfim, diga ao Dorival que sempre os tive no coração.
Cabe aqui uma homenagem minha indicando no You Tube,músicas do meu filho "americano",talentoso,que canta perfeitamente também em italiano e espanhol.
A vida é um filme de cada um.
Primeira música:Cinema Paradiso(Se).
Segunda:Vincent(De Don Mac Lean)sôbre o quadro de Vincent van Gogh - Starry Night.
Terceira:Aléjate,em espanhol.
Josh Groben.
Con:O tempo passa e nós também.
Beijos
Günther.
Conceicao, eu lembrei de vc quando lia noticia na itnernet. Uma pena, nao é mesmo?Mas todos nós teremos esse mesmo fim.Por isso que eu me conscientizei faz tempo de que nao adianta acumular tesouros na terra.bjs e dias felzies
ResponderExcluirEsta é a única separação definitiva. E dolorida.
ResponderExcluirNeste momento só o que podemos pedir e desejar muito, é que o sofrimento não seja seu companheiro.
Que ele possa encontrar a paz.
Um beijo.
Gostei do seu blog...
ResponderExcluirque pena que achei ele num momento triste.
Abraços
Denispd
http://blig.ig.com.br/blogdodenispd
Waldir!
ResponderExcluirVocê imagina como eu estou triste? Ele e Dorival são dois queridos! Fico no hospital todos os santos dias o maior tempo possível. Ontém mesmo, fui na hora do almoço, e voltei mais tarde, fiquei até nove e meia da noite... Ainda falamos ao telefone quando estava de volta, em casa.
Desde quinta, ele está com uma sobrinha que ele ama, mas ela é do Rio, hoje vai embora.
Sérgio, realmente foi embora num momento lindo da vida dele, em plena atuação, mas aconteceu uma coisa besta, foi praticamente um susto, saindo do casamento do filho da Maria Adelaide Amaral, que ele sofreu um pequeno acidente, vendo o seu próprio sangue de uma batida na cabeça ( bestíssima ) - têve uma parada cardíaca.
Mas, isto envolve um músculo chamado VAGO que temo na boca do estômago, ou coisa assim que ele ao levarmos um susto, ou um sôco, se paralisa, tirando o ar do nosso cérebro por alguns minutos, como uma falta de ar, e as vezes provoca um desmaio rápido, entende?
Há que se deitar a pessoa. Sérgio estáva há menos de 1 Km do Samaritano. Mas não deu tempo. Deixaram-no sem saber - sentado no carro para levarem ao hospital, e raro é numa festa não ter um médico. Foi tudo corrido, mas até chegar no Sam..., ele ficou muito tempo sem oxigênio no cérebro.
O certo seria deitá-lo no chão, para a circulação correr melhor. Acreditamos, sim, que era sua hora.
Por incrível que pareça, a impressão que nos dá, é a de que ele apenas dorme, serenamente. Está lindo, hidratado, mas não responde a nada.
Vamos aguardar um milagre, mas segundo a orientação médica, não há mais o que fazer. Por esta razão, ele saiu da UTI e está no quarto, pertíssimo dos amigos.
Antes tb estava, podíamos ficar ao lado dele direto e reto.
Dorival que precisa de muita força, mas ele tem energia de sobra, foram e ainda é 47 anos de convivência diária!!!
Muita coisa farão depois, em homenagem ao Sérgio que tanto deixou por aqui...
Obrigada, darei o recado!
Sei muito bem como funciona em vc e nas pessoas sensitivas, os impulsos!
As músicas são lindas!!!
Um beijo,
CON
*Estamos aqui de passagem !!!
ResponderExcluir*Sérgio cumpriu digna e brilhantemente a
própria missão ! (Tá tudo certo !).
*Que Deus o aplauda !!!
*Beijosssssssssssssssss.
Espero que a passagem dele seja a mais tranquila possível. É difícil deixar de ver uma pessoa querida, mas as regras da vida nos impõe essa experiência. Acredito em dimensões diferentes e evolução, portanto morte para mim é apenas uma passagem para um dimensão diferente.
ResponderExcluirQue ele siga sua jornada da melhor forma possível!
Bjs.
Con, acredito que nós e o mundo artístico perderá uma grande estrela, mas sei tb que ele partirá com a certeza de que sua missão aqui na terra foi cumprida e com grande maestria!!
ResponderExcluirBeijinhos
Acredite se quiser: ontem, antes de receber a notícia, ouvi Haendel aos montes...
ResponderExcluirQuando a notícia chegou pensei logo em você.
Que ele tenha serenidade, e nós também.
A diferença é que vamos ter de aprender a viver sem a genialidade cênica dele.
BJS
Voce tem a minha admiracao, sabia de tudo mas por não divulgou.
ResponderExcluirNão importa o motivo, se por amizade, respeito a eles... realmente nao importa.
O que importa é que vc é essa grande mulher!!!
bjos
Voce tem a minha admiracao, sabia de tudo mas por não divulgou.
ResponderExcluirNão importa o motivo, se por amizade, respeito a eles... realmente nao importa.
O que importa é que vc é essa grande mulher!!!
bjos
Olá mana!
ResponderExcluirNossa única certeza é que estamos sob os desígnios de Deus, façamos com que essa arte de bem viver seja profícua em todos os sentidos.
Apesar dos pesares lhe desejo uma ótima semana!
Meu carinho...
Beijos
Receba solidariedade do meu pear.
ResponderExcluirCadinho RoCo
Oi Con! Ainda não terminei a visita não, quarta eu continuo, estou seguindo sua orientação e escolhi seu blog para começar, mas ainda tem muita coisa para ver.
ResponderExcluirAdorei suas fotos, vc parece artista fazendo caras e bocas!
Até quarta! Bjão!
Con,querida!
ResponderExcluirOlá!
Saudades de te ler... chego aqui e encontro essa noticia triste(ja havia lido sobre...)
Fico triste tbm!Gostava muito do trabalho dele.
.
.
.
Uma boa semana e um abração.
Lê
Conceição
ResponderExcluirBelissima Homenagem sua ao Actor-Encenador tão importante para vocês e que eu não conheci.
Gostei de ler.
Sua mâe fez um comentário maravilhoso à minha postagem sobre o 1º de Maio! Publiquei-o hoje no Arte Fotográfica.
Beijinhos
G.J.
triste notícia. que ele fique em paz.
ResponderExcluirCo, tenha certeza que todos compartilhamos com sua tristeza, porem vamos pensar nos melhore momentos que
ResponderExcluirSergio, nos fez feliz, com seu jeito unico de ser,e
que muita gente aprendeu coisas que jamais saberiam
se nao existisse Sergio Viotti,o importante e que ele
cumpriu fielmente e com muito esmero o dom que Deus lhe deu,
beijos
ro
Adorei ouvir Sérgio Viotti a declamar aquele maravilhoso poema de Carlos Drummond de Andrade (para mim um grande poeta Brasileiro).
ResponderExcluirTodos temos um fim nesta terra e o dele chegou, mas fica sempre aquela ESTRELA QUE NÂO DEIXA DE BRILHAR! Parabéns amiguinha linda por esta fantástica, triste, mas ao mesmo tempo brilhante homenagem a esse grande actor!
Queria aqui deixar só um pequeno detalhe, parece que foi de gti que a Céu nossa amiga, me falou que eras de famílias de Aveiro, ainda parentes do meu ex-marido, mas se fores eu serei sempre tua priminha (já muito afastada é evidente) e a minha filhota Joana também.
Toda a família dele se dá bem comigo e para mim as primas dele serão sempre as minhas priminhas lindas com quem me dou muito bem.
Um grande beijinho repleto de carinho,
Ana Paula
Afora todas as características suas naturais, ja ditas por todos aqui, em franca e emocionanda homenagem ao nosso ja saudoso Sérgio Viotti,gostaria de salientar que ele tinha (e acho que ainda terá, pois seu posto não será ocupado novamente...) umas das mais belas vozes do rádio, teatro e cinema do Brasil.
ResponderExcluirDono de impecável dicção, voz expressiva inigualável e extremo bom gosto, por onde passou "falando", recitando e encenando, deixa uma marca indelével e absolutamente eternizadas em nossos ouvidos, corações e mentes !
Grande Viotti, a rivederci, caro fratello ! Bravissimo !...ti vediamo con Dio, per sempre !
A voz mais bonita que o Brasil tem !!!Grande ator! Maravilhoso ser humano ! Inteligência,cultura,bom humor !!
ResponderExcluirSergio e Dorival! Privilégio passar horas ouvindo os dois!