Mulheres


A mulher, como diz Pablo Neruda em um de seus poemas, é aquela que deixa de ter um par de sapatos novos, para que seu filho tenha o dele.

Isto parece simples e até uma bobagem, mas se conseguirmos desenredar o seu significado – nota-se aí que houve por parte dela, a falta da vaidade, o desprendimento, a doação, o conforto e felicidade dele em detrimento do dela, e sabemos, que o amor de uma mulher por um filho é incondicional.

Há mulheres famosas, com histórias lindíssimas como contou hoje uma amiga deste meio, do blog anjo sem asas > trazendo a história da primeira inglesa que aos 16 anos de idade, sai a favor dos direitos da mulher no século XVIII – Analfabeta consegue escrever ao longo da vida, dois livros. Filha de pai carrasco, maldoso. Nunca dependeu de homem nenhum e teve apenas uma filha que foi simplesmente quem criou Frankstein.

Falemos das que estão por perto de nós, e que são normais como eu, como você, como tantas e como todas! A mulher comum, é a que mima uma casa e que perfuma ela toda com a alma e com seu aconchego, - faz a comida chegar para todos, mesmo sendo pega desprevenida. Ela tem o jeitinho para pedir o que quer e o que precisa na hora certa e da maneira exata, pois quando quer uma coisa, não desiste fácil dela.

A mulher abre mão dos seus sonhos e desejos só para ver seus filhos realizados. É a única na família que se entrega de corpo e alma, para o benefício do outro. Ela faz este exercício diariamente se preciso for. Ela é incansável. Ela é mãe, mulher, amiga, amante, madrasta, médica, cozinheira, lavadeira, costureira, manicure, companheira. Ela é amor!

A todas as mulheres que eu travei algum tipo de relação durante a vida, desejo sempre, e não somente no dia em que se comemora o dia Internacional da Mulher, muitas e muitas alegrias e saúde para que seu amor seja infinito, como tem sido desde o dia em que foi criada.

Comentários

  1. Con, minha querida!
    Vocês são o supra-sumo. O pilar da sociedade. A unica coisa que nos tira a concentração...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O meu conceito sobre a afirmação de ser (Mulher... Homem) vai muito para além do poema de Neruda.
    O dar um bocado de pão a um filho, que tem fome, retirando-o àquilo que lhe resta para comer ela-própria é apenas um instante da caminhada para a sua afirmação como ser...
    A mulher que abre mão dos seus sonhos e desejos só para ver seus filhos realizados não será uma decisão, só por si, que a faça estar em consonância com a sua verdade e as suas necessidades próprias.
    O Amor, quando verdadeiro, é sempre incondicional. O amor pelos filhos não se põe em dúvida... por eles nós fazemos tudo!
    Mas nem sempre devemos fazer "esse tudo", deixando para trás a sua afirmação como Mulher... Sabemos muito bem que muitos e muitos casos acontecem que dão lugar à infelicidade dum casal... só porque existem filhos em comum.
    Eu tenho para mim que a mulher, que se deseja Mulher, não pode deixar de olhar para ela própria. Não pode continuar a ser a escrava do lar. Não pode deixar de sonhar.
    A Mulher é amor, mas não é escrava da sociedade que a limita nas suas capacidades, na sua liberdade, no seu direito de se afirmar como ser humano, como ser divino...

    ResponderExcluir
  3. Amaral querido!
    Muito obrigada mais uma vez por vc estar aqui e me ajudando sempre. Nossa prosa é longa e aqui no post, só ficou o miolo.

    Claro que a mulher não é só isso.
    A mulher é antes de ser mãe, filha, tia, irmã... Seja lá o que for, - mulher! E como tal, ela tem desejos, sonhos, amores, dores, vontades, e pensamentos iguaizinhos aos de um homen.

    Só que ela se segura demais.
    Ela foi criada lá no começo de tudo, de forma a servir!
    A servir o seu homem.
    Em casa, servia a seu pai e irmão, passando roupa, lavando, fazendo comida. Casava-se para ficar livre disto e continuava pior....

    Hoje, a mulher precisa e quer o seu canto, seu trabalho, sua vida, seu prazer e seu corpo em benefício dela própria.

    Hoje ela não quer mais sair da cama com um homem sem gozar!

    Mas nós mulheres criamos, ao menos aqui no Brasil, nossos filhos de maneira errada. Com mordomia. Com caprichos que em outro lugar do mundo ele jamais teria.
    A mãe - protetora.

    Alguns pais são maravilhosos, quase uma mãe! Mas na maioria das vezes, respeitamos a hora dele ler o jornal... A hora do futebol quando se tem apenas uma TV em casa, o domingo é dele e assim, apesar de estarmos em pleno século XXI, ainda vivemos em muitos lugares, em muitos lares.

    Mas apesar disto tudo, a mulher luta para ocupar um lugar tanto no trabalho, onde ela se realiza igual a um homem, quanto ficar em casa e cuidar dos filhos, o que a deixa muito feliz.

    O que procuramos é o encontro do equílibrio, como em tudo, para que a chegada do homem e da mulher, seja triunfante sem a competição idiota e sim de igual para igual.

    Nós mulheres parimos vcs! Amamos vcs. Mas criamos nosso filhos com muitos erros de comportamento, e mais tarde, é que vamos colher este problema e não o fruto fácil de se comer e absorver.

    De qq forma, a mulher é linda, forte e amiga! E uma casa sem mulher, raramente tem cara de casa com o toque feminino... Delicado. Sempre falta alguma coisa...

    Mulher, mulher....
    bjus e obrigada, vc é um amor!

    CON

    ResponderExcluir
  4. E viva você, mulher, eu e tantas outras no anonimato em que passam toda a sua vida.
    Mulheres fortes, porque foram feitas assim, sem espaço para fraquezas.
    Mulheres que merecem nosso respeito e nossa admração. Amigas, mães, amantes, donas de casa, enfermeiras, escritoras, enfim, mulher.
    Um beijo especial mulher, minha amiga.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia COM, ahhh.... como é bom ser mulher!!

    Ó mulher, não és apenas a obra-prima de Deus,
    mas também a dos homens.
    Estes te enfeitam com a beleza do seu coração.
    Os poetas tecem os teus véus com os fios de ouro da sua fantasia; os pintores imortalizam a forma de teu corpo.

    Dá suas pérolas o mar,

    as minas dão seu ouro,
    dão suas flores os jardins estivais

    para que sejas mais linda e mais preciosa.
    O desejo do homem coroa de glória tua mocidade.
    És metade mulher, metade sonho.

    Rabindranath Tagore


    Tagore comparava a mulher a uma flor.
    CON já que o assunto sobre as obras de arte perduram focados na moralidade devido a exposição de corpos nus ou partes, fiz ontem uma postagem sobre Herotismo e Pornografia.
    Depois dá um pulinho até lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Existem muitos homens que sabem dar o devido valor a mulher, a esses meus parabens, porem uma grande maioria as trata como objetos para lhes satisfazer os desejos, quero que estes se danem,
    segue um poema que achei maravilhoso, e dedico a todas as mulheres batalhadoras deste pais, INCLUSIVE E ESSE VERDADEIRO FENOMENO QUE E CONCEIÇÃO DUARTE, A QUAL TENHO IMENSO APREÇO,e amo tudo o que escreve!!
    "O mundo foi todo criado
    Com amor, carinho e cuidado.
    Mas foi preciso seu riso
    Para chamar-se Paraíso....

    Mulher,
    Escolhida por companheira
    Ajudadora, conselheira
    Amada, genitora
    Puramente encantadora.

    Dotada de uma beleza
    Que corpo algum pode mostrar
    E uma fortaleza despida
    Na fragilidade do olhar.

    Mulher...
    Por Deus tão querida....
    Ai de quem nessa vida
    Fizer seus olhos chorar...

    Sua vida não tem preço
    Não aceite o desrespeito
    És preciosa demais...
    Diamantes em taças de cristais!!!!

    Por isso hoje
    Ou em outro dia qualquer
    É O SEU DIA MULHER
    Dia de saber o seu valor!
    Imagem e semelhança do CRIADOR

    A menina dos olhos de DEUS!"

    by (Rose Felliciano)

    ResponderExcluir
  7. desculpe o anomimo acima sou eu
    ROSANA BRITO
    TATUAPE

    ResponderExcluir
  8. Olá Con, querida!!


    Estou passando para
    lembrar-lhe que,

    Segunda-feira dia 09
    é dia de Blogagem Coletiva!

    Sucesso para todos nós!


    Abs,

    ResponderExcluir
  9. Rosana Brito, por acaso ontém quando mandei o e-mail para o meu querido amigo Zancopé Simões, ele disse no ar que vc era leitora assídua do meu blog e fiquei surpresa e muito feliz.

    Infelizmente as pessoas tem certa resistência em deixar recadinhos, comentários e também, acredito ser falta de tempo, etc. Mas na verdade, só podemos saber de quem nos lê, se deixa aqui um alozinho como vc deixou hoje, muito mais que isto, diga-se de passagem.

    Foi muito bom te ler. Adorei a homenagem, e o poema maravilhos que me deixou. Assim os outros tam'bem podem ler e saber o quanto vc é sensível.

    Muito obrigada por seu carinho, e se vc não tem conta na goggle e nem blog, tem que ser como anonima mesmo, não rpecisa pedir desculpas. Sempre assine no final para eu saber que é vc e poder sem dúvida , te agradecer demais pelo seu carinho imenso por mim.

    Um grande beijo, bom final de semana, e vou tentar fazer o Zancopé falar de vc hoje, para tb te agradecer muito.

    Beijos e feliz dia da Mulher!

    CON DUARTE

    ResponderExcluir
  10. Donne insieme con gli uomini, e mai contro!
    Un bacio
    Saba

    ResponderExcluir
  11. O seu texto veio realçar uma coisa: É bom ser homem...com uma mulher por perto...

    ResponderExcluir
  12. Passei mais uma vez só para dizer uma coisa: a blogosfera está em efeverscência... quanta polémica e quanto comentário ao seu post da festa da fertilidade. É bom quando a escrita não passa despercebida e, ao contrário , provoca acesa discussão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo uma 'visita de médico' apenas para desejar-te um bom fim de semana.

    Um abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
  14. Bento!!!
    Querido, somos nós quem parimos vcs, os homens, mas somente depois de um ato de amor! Ao menos deveria ser assim, sempre!

    Portanto, homem e mulher. Mulher - homem - somos iguais, e precisamos um do outro, não vivemos um sem o outro.

    Detesto a competição entre os dois, - a busca pela igualdade e tanto papo furado a respeito disto. Um é complemento do outro. Um tem mais água no corpo do que o outro ( dizem que é por esta razão que a mulher fica de porre mais depressa que o homem... rsrsrs ) E outras tantas diferenças, claro! ( agora é sério!). Um é homem, o outro é mulher. Mas somos humanos e iguaizinhos.

    Se é bom ter uma mulher por perto, melhor é ter um homem, aquele que nos dá segurança do seu ombro largo e firme, que nos acolhe em seu abraço terno e nos faz dormir com a certeza de que no outro dia, a vida continua... ao lado dele.

    Super beijo, tenha ótimo final de semana.

    CON DUARTE

    ResponderExcluir
  15. Querida, use a postagem programada.
    Você consegue. Você pode, você pode tudo.
    Beijos.
    Vou te passar um email, explicando.

    ResponderExcluir
  16. Eu a tenho como mulher exuberante e isso é engraçado porque não tenho elementos pra isso. Mas é que acredito no que sinto.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  17. CON
    Tenho uma leve impressão que minhas orelhas cresceram um pouco hoje, depois que me conscientizei de ter escrito a palavra erotismo com H
    Acontece que ando no mundo da lua e tive um “desligamento temporário obstrutivo involuntário”, em relação ao português, e não me perdoei até agora. Com certeza estive num momento de (distração, alheamento, alienação), o que me fez sentir uma verdadeira mentecapta. O meu caso é mais sério ainda porque minha orelhas queimam. kkkkkkk
    Desculpe.
    Boa noite e um bj

    ResponderExcluir
  18. Minha linda, vou ter que ler tudo isto sobre erotismo que escreveu agora... Deve estar o máximo, mas vim aqui correndo e não aguento ler primeiro, porque estou tendo cólicas de tanto rir de vc, quando escreve para mim.

    Hoje usou algumas frases dos comentários que deixaram por alí no meu blog e que são mesmo geniais! Mas o pior é que quanto mais eu escrevo, mais "mentecapta" fico! Tenho dúvidas por minuto agora. Antes, eram mais espaçadas... Agora a coisa ta ficando feia.
    A todo instante cometemos equívocos, e eu te juro que não costumo perceber, qdo vem dos outros, pois, já saio de cara, acreditando que a pessoa está sempre com pressa, tem dislexia na escrita tb... E por aí vai... Comigo nem esquenta, mas é bom a gente ficar ligada, por causa do "Alemão", né? Evitar é bom... Viche Maria!

    E não fale mais que vc é mentecapta! Vc é um gênio! Só que as vezes sofre, como todas nós, com um simples fenômeno chamado de "desligamento temporário obstrutivo involuntário”, no mais ,,,, tá tudo normal!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    FIca tranquisssss. BJusssss CON

    ResponderExcluir
  19. Oi Con!
    Esse assunto, não se pode aprofundar porque dá pano pra mangas!

    Nem sei como no mundo de hoje, mulheres ainda não se deram conta de que o tempo passou e tudo também mudou !

    Acho incrível que os bons costumes andam indo por água abaixo e valores sendo invertidos, mas os vícios e as maldades permanecem.

    Minha opinião imediatista é a de que no dia da mulher, deveríamos fazer o que todos fazem no dia dos pais, das mães, das crianças, das
    Secretárias, enfim em todos esses dias marcados: FESTA.

    E que festa! Com shows por todos os cantos da cidade, homenagens àquelas que se destacaram no labor em benefício de outros e presentes, muitos, que nós nos ofereceríamos mutuamente. Já pensou que lindo? Daríamos até oportunidade para pessoas de outros sexos que com naturalidade declaram entender e mesmo ter dentro de si um pouco da alma feminina, como o Chico Buarque, por exemplo! Eles teriam vez na nossa festa.

    Mas, não vai ser assim. Ainda haverá muita descriminação, muito sofrimento. Nada importa. Um dia, eles entenderão que somos todos iguais, apenas bem melhoradas e isso é claro, porque quando Deus fez a mulher já tinha algum “know how”.
    Beijos da mamis

    ResponderExcluir
  20. Na margem do mundo
    além dos meus olhos,
    Belo,
    Sei que o exílio será sempre
    verdejante de esperança,
    O rio,
    Que não podemos atravessar
    corre eternamente.
    (Samuel Menashe)

    Tenha um lindo final de semana cheio de amor e paz no coração
    Abraços: Eduardo Poisl

    ResponderExcluir
  21. Querida Con...
    Umas palavras de um mestre,à sua maneira, da palavra, Guimarães Rosa, o João.
    Para algumas mulheres.
    "..Maria-da-Luz era morena:só uma oitava de canela.Os cabelos enormes, pretos, como por si a grossura dum bicho - quase tapavam o rosto dela mesma, aquela nhazinha-moura.Mas a boquinha era gomo, ponguda, e tão carnuda vemelha se demonstrava.Ela sorria para cima e tinha queixo fino e afiado. E os olhos agua-mel, com verdolências, que me esqueciam em Goiás... ...""

    ''A outra, Hortência, meâ muito dindinha, era a Ageala, conome assim, porque o corpo dela era tão branquinho formoso, como frio para de madrugada se abraçar... Ela era ela até no recesso dos sovacos, ..." ..............

    Beijo saudos * EUNI *

    ResponderExcluir
  22. Nossa Euni, que coisa mais linda!!!!


    Muitos beijos e vou recorrer ao pais dos burros para decifrar algumas das palavras usadas aqui. Adorei, só vc mesmo, tão linda e sensível...

    Seja feliz neste dia 8 de Março!
    Bjus CON

    ResponderExcluir
  23. Oi Con (posso te chamar assim?): Voltei, depois de uma semana de labuta (entrevistas, jornal pra fechar, livro pra revisar, você sabe como é, né?). Ainda bem que cheguei antes do domingão, bem a tempo de dizer que todos os louvores às mulheres são justos e bem-vindos. Pela parte que me toca, elas tornam a minha vida mais completa, bonita e saborosa. Um homem precisa de uma mulher e vice-versa. Glória ao Deus que nos criou com esta necessidade um do outro.
    Bem, não posso me despedir sem te deixar um abraço e um beijo carinhosos pela passagem do Dia da Mulher. Apesar do pouco tempo que nos conhecemos, pressinto que você faz parte daquela estirpe de mulheres cuja energia torna a vida de quem a rodeia mais vibrante, colorida e feliz. Tenha um domingo fulgurante como você. Inté.

    ResponderExcluir
  24. Um beijo carinhoso a você Conceição que é uma mulher maravilhosa e sabe como ninguém o que é desdobrar-se e ainda dançar com um sorriso nos lábios sempre. mesmo que o salto canse a perna, que as mãos ardam em bolhas e o cérebro comece até a fumaçar. Mulher é tudo isto e muito mais. E nada disto teria sentido se não existissem os homens. Ah, os homens... afinal é pra eles sempre o nosso primeiro pensamento. Para eles sempre temos espaço em nosso coração, para eles nos vestimos mesmo sabendo que eles nem reparam.
    Curta muito este dia, abrace, beije... e faça-se rainha... afinal todo dia é dia de mulher... e domingo é dia de homem, homem na cozinha, homem a fazer homenagens, homem a felicitar sua bem amada.
    Beijos pra ti e pra todas as mulheres.
    Angel

    ResponderExcluir
  25. a MULHER é tudo...
    Parabéns a TODAS e pra minha MÃE.
    Parabéns CON!

    ResponderExcluir
  26. Oi minha filha!

    Agradeço o convite, mas não escrevi nada para participar.
    Lamento, porque o tema deve ser discutido à exaustão, em busca de soluções, aliás, pelo mundo todo!
    Amanhã vou lá comentar o que voce escreveu.
    Gostei muito! Quem sabe, também amanhã, o dia seja propicio e eu ainda participe!
    Também te amo, filha, cada vez mais e quando você me diz isso, você nem imagina como fico feliz e encantada, até me sinto “incluída”!
    Você sabe da minha mineirice e por ser assim, muitas vezes achei que estava de fora do coração dos meus filhos.
    Obrigada Con e Deus te sempre.
    Muitos beijos e o carinho da mamis

    E.T. as datas mostram como estou atrasada com tudo! Devo isso também ao pouco trato com esta forma de Blog. Vou aprender, prometo. Desculpe gata!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não aprovo comentário ANONIMO!

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Tropeços, quedas e sofrimento para todos!

Tertúlia - Prazer