Açucena

A flor da altivez e elegância

As Acuçenas são as flores que representam a "Tristeza e Angústia" pela falta da pessoa amada.

É da família da Amarilis ou flor-da-Imperatriz é originária da América do Sul muitas delas são do Brasil!!

O seu nome derivado do latim significa frescura, brilho.

A flor é bela! São variadas e lindas, coloridas - ela é citada em cânticos da Bíblia.

"O meu amado desceu ao seu jardim, aos terrenos dos balsameiros. Foi pastorear nos jardins e colher açucenas."

"Como açucena entre espinhos, é minha amada entre as donzelas."

Recentemente um personagem da novela Cordel Encantado, da TV Globo, teve esse nome representado por Bianca Bin.


Comentários

  1. faz muito tempo que nao venho te ver...tenho problemas com por comentarios, vamos ver se agora vai...sabe achei lindo o que escreveu sobre a açucena!
    um gde beijo

    ResponderExcluir
  2. ve escrevi algo , nao vou repetir, pqe outra vez vejo que nao vai, que pena!

    ResponderExcluir
  3. Myra aprovei todos, e veja como é difícil eu nbca consgui postar no seu blog, fico louca, ja falie até com o João Menéres ou o Eduardo a respeito disso
    te amo, bjks
    CON

    ResponderExcluir
  4. E viva a Primavera, Conceição.
    que elas enfeitem nossos jardins, são lindas
    bom domingo

    ResponderExcluir
  5. Aaçucena é bela como belo é o seu texto...

    Luis Bento

    ResponderExcluir
  6. A açucena é bela como belo é o seu texto..

    ResponderExcluir
  7. Filha,

    Como é bom falar de flores!
    E tê-las ao alcance dos olhos é uma benção que a vida nos dá.
    Você fala da açucena. Muitos poetas falaram. Ela merece ser lembrada por sua beleza e mais que nos oferece. O significado do seu nome eu não conhecia, mas confesso que achei um tanto pesado, carregando essa tristeza de amor.
    Gosto muito de uma poesia que ouvi muitas vezes minha mãe recitar para mim, de Guerra Junqueiro , um dos mais importantes poetas da língua portuguesa no século XIX. Deixo-a aqui, porque além de falar tão bonito de flores, inclusive da açucena, fala de Jesus e de Maria com tanta beleza nas suas palavras!

    Morena

    Não negues, confessa
    Que tens certa pena
    Que as mais raparigas
    Te chamem morena.

    Pois eu não gostava,
    Parece-me a mim,
    De ver o teu rosto
    Da cor do jasmim.

    Eu não... mas enfim
    É fraca a razão,
    Pois pouco te importa
    Que eu goste ou que não.

    Mas olha as violetas
    Que, sendo umas pretas,
    O cheiro que têm!
    Vê lá que seria,
    Se Deus as fizesse
    Morenas também!

    Tu és a mais rara
    De todas as rosas;
    E as coisas mais raras
    São mais preciosas.

    Há rosas dobradas
    E há-as singelas;
    Mas são todas elas
    Azuis, amarelas,
    De cor de açucenas,
    De muita outra cor;
    Mas rosas morenas,
    Só tu, linda flor.

    E olha que foram
    Morenas e bem
    As moças mais lindas
    De Jerusalém.
    E a Virgem Maria
    Não sei... mas seria
    Morena também.

    Moreno era Cristo.
    Vê lá depois disto
    Se ainda tens pena
    Que as mais raparigas
    Te chamem morena!

    Guerra Junqueiro, in 'A Musa em Férias'

    Parabéns, Con! Linda postagem.
    Deus te sempre filha!
    Com um beijo da mamis

    Aidinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não aprovo comentário ANONIMO!

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Tertúlia - Prazer

Tropeços, quedas e sofrimento para todos!