Pular para o conteúdo principal

Unhas Saudáveis

Dizem que o Brasil foi o primeiro país a criar um evento a respeito de unhas, esmaltes e coisas relativas a essa vaidade evidente na mulher. Nos Estados Unidos da América do Norte também é fácil observar nas unhas femininas, o quão são vaidosas e interessadas nessa parte do corpo que é uma verdadeira vitrine de opções interessantes e muitas vezes divertida aos nossos olhos. Na nossa chegada ao aeroporto é possível observar até na polícia feminina, que autoriza nossa entrada naquele país, como podem ser criativas e extravagantes.

No Revista do JT de domingo 17/07/11 li matéria de Felipe Oda, que conta bastante a respeito das unhas e considerei legal dividir com vocês, afinal, quando lemos algo, aprendemos muito. Coincidentemente foi dito por Dr. Drauzio Varela, que é preciso ter o seu próprio material (de fazer as unhas) e levá-lo à manicure. Só assim, você evita doenças como hepatite e micoses. Já é bastante, não é? Portanto, comprem seus alicates e tudo o mais, garanto que sai mais barato.

As unhas precisam ser saudáveis, bonitas e fortes, pois elas são uma proteção para nós. Quando algo acontece de errado com elas, pode ser um sinal para que você preste atenção na sua saúde.

Antes de falar dos sinais comuns que nela se apresentam, quero dizer que no caso das mulheres, em função da menopausa, elas podem descamar e ficarem ásperas - além do fator idade (depois dos 50 anos).

Identifique seu caso fazendo um autoexame...

Manchas esbranquiçadas
Anemia, carência de zinco e proteínas, alergias, psoríase, micoses, dermatites de contato, insuficiência renal ou intoxicação por metais pesados.

Manchas Amarelas ou Coloração Amarelada
Comum em fumantes e pessoas que fazem uso crônico de antibióticos, também indicam excesso de betacaroteno (vitamina A),diabete, micoses ou males do fígado.

Coloração Roxa
Micoses, tumores, problemas cardíacos, lupus eritematoso ou uso de remédios coagulantes.

Secas e Quebradiças, Frágeis e com Descamação
Anemia, hipotiroidismo, falta de cálcio, zinco e vitaminas A, B, e E (nutrientes) que formam as unhas.

Faixas Negras
Micoses, tumores, câncer de pele, melanoma, ou problemas hormonais.

Onduladas
frequentes em traumas, mas também podem indicar anemia, doenças cardiovasculares ou pulmonares.

Coloração Esverdeada ou com Inchaços, Vermelhidão e Dor ao Redor dos Dedos - Infeções bacterianas ou micoses.

Coloração Metade Brancas e Metade Avermelhadas
Problemas renais

Amarelada, Grossa e Sem Crescimento
Doenças Pulmonares

Como é possível observar, nosso organismo tem uma infinidade de possibilidades, é preciso estar atento.

A matéria ainda da dicas lembrando que não se deve tirar a cutícula e sim empurrarmos.
*Descansar um pouco dos esmaltes para a unha respirar.
*O nome científico delas é - lâminas ungueais = unhas

E ainda diz que o alimento é importante para uma unha saudável como ingerir - espinafre, alho e cebola, castanhas e algas, - banana que tem potássio, pepino e salsa.

Portanto, é só ver qual seu caso, e se tratar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Estou indignada por ler matérias em jornais e revistas onde jornalistas e médicos escrevem a respeito da pílula anticoncepcional como sendo o meio mais seguro de se evitar filhos, porém...

Nos programas de rádio e TV, a mesma coisa acontece. O que eles não abordam jamais, é o perigo que a pílula anticoncepcional causa para a mulher. (E nem todos os médicos tem essa preocupação com sua paciente).

Ainda hoje, dia 8 de Setembro li no caderno Folhateen - da Folha de S. Paulo, matéria de Jairo Bouer em sua coluna - SEXO E SAÚDE, onde ele aconselha como forma segura para se evitar a gravidez indesejada, o uso da pílula, e ainda escreve que, - menos de 20% delas são adeptas a isto, pedindo que se repense no caso, induzindo a mulher a usar a pílula.

Muito bem. O que as pessoas não sabem e não interessa dizer, é que a pílula e a reposição hormonal podem causar na mulher graves problemas como a TROMBOSE.

A trombose pode se transformar em uma EMBOLIA pulmonar conhecida como TEP - e isto pode matar…

Cozinhando com a faca na mão

Que coisa mais linda ver as crianças participando da vida como se fossem fazer suas próprias coisas, como a sua comidinha, ou arrumar seus deveres e sua caminha e coisas do  dia a dia. 
Lamento o fato de não termos alguns costumes  como temos por exemplo no Japão. Ví dia desses um filme das sobrinhas de uma amiga que nasceram lá e desde muito cedo,  na escola, elas todas trabalham com facas e aprendem a cortar peixes e a fazerem seus pratos tradicionais, rebuscados ou não. Eles acreditam que é interessante saberem mexer com o perigo, como o instrumento faca,  ensinado-as como manipular.  


 Eles tem total razão

Entrevista com Sérgio Viotti

O Jornal Modus Vitae, em Maio de 2007, conversa com Sérgio Viotti, quando ele interpretou um personagem da peça “O dia em que raptaram o Papa”. Viotti foi “Alberto IV”, um papa que imaginou ser por algumas horas, um transeunte comum pelas ruas de Nova York, mas o taxista que o levaria para a aventura - anônimo, judeu, o reconheceu prontamente e o seqüestrou.

O desenrolar da peça teatral de grande sucesso, é uma comédia, e Sérgio Viotti é mais que um ator, ele é mesmo o Papa. Procuramos essa “santidade” do teatro nacional, próximo aos seus 80 anos, e descobrimos que o “Papa” é mesmo pop.

Foi mais ou menos assim que abro a entrevista com Viotti, no entanto, é preciso dizer aqui, que eu me emocionei demais com a peça. Na verdade, muita gente se emocionou. Há momentos de total silêncio do público, e respeito, tamanha figura que ele travestido de PAPA representou.

Assisti a peça, no dia da estréia, algumas pessoas foram entrevistadas na saída ainda tomadas pela emoção. A TV Gazeta vem em minh…