Shopping Pátio Higienópolis, Antirracismo...


A Folha de S. Paulo trouxe a matéria a respeito do protesto feito por cerca de 300 pessoas em pleno sábado no shopping Pátio Higienópolis.
Fiquei pensando que “esses caras” que fazem tais movimentos orquestrados são bem informados para umas coisas, e para outras fingem ser ignorantes de tudo. Nas entrelinhas da matéria, dizem eles que escolheram esse shopping por ser perto da cracolândia e por ser um lugar que teria repercussão com destaque na mídia. Logo, notamos que são bem informados, sabem onde está o "filé".
Antes de fazer uma manifestação num determinado lugar, é bom se informar a respeito dele. A região de Higienópolis é um Bairro nobre dentro da cidade de São Paulo, desde o século XVI, lugar de famílias tradicionais da aristocracia paulista. A região recebe vários habitantes, imigrantes da Europa, e é o lugar escolhido na sua maioria hoje em dia pelos judeus.
O bairro tem hospitais como o SAMARITANO, edificado por alemães e presbiterianos. Tem o Colégio Mackenzie tradicional, desde 1874 numa área imensa, arborizada que pertencia a uma família de fazendeiros ligados ao café. O Bairro era chamado primeiramente de Boulevard Bouchard, recebe projetos vindos de investidores da Alemanha, - o bairro tinha água, esgoto, iluminação a gás, árvores e seria atendido por linha de Bonde para a comodidade da elite. Ainda é bom lembrar que o Bairro tem a importância para três nomes que usamos até hoje, pois foram vindos de famílias e das filhas dos barões que por aqui residiram em grandes lotes de terrenos. Uma delas é Maria Angélica de Souza Queirós (Av. Angélica). Maria Antonia da Silva Ramos (Rua Maria Antonia) e por fim Veridiana da Silva Prado, (Rua Dona Veridiana) que é filha do Barão de Iguape. A casa que ela viveu e que tem uma história bonita de mulher ativa e determinada, ainda existe e pertence hoje o Clube de Santos, fica na Av. Angélica. É um lugar que vale a pena ser visitado, ou ainda pode ser usado para sua festa de casamento.
O Bairro de Higienópolis tem muita obra de arte e mansões ainda conservadas que mostram bem a importância e a riqueza do local. O próprio Shopping tem uma arquitetura do século XIX e caiu nas graças de seus vizinhos que por ocasião da construção foram bem resistentes a ela. Hoje frequentam o Shopping diariamente. Percebe-se sim que a freqüência desse Shopping Pátio Higienópolis é de gente mais idosa, pois o Bairro é antigo... e o Shopping se tornou a grande companhia e alegria para essa gente, que passou a ter uma distração diária e portanto, passam horas e horas ali sem sentir a solidão de dentro de casa que normalmente nessa idade se vive. Essa percepção é nítida e uma característica desse shopping.
HIGIENÓPOLIS = cidade ou lugar de higiene
Na matéria do Jornal, duas frases me irritaram muito. “Esse shopping deveria ser misto, mas só tem branco”. “Estamos apenas fazendo alerta porque este espaço representa tudo que oprime os negros”.
Volto a dizer a manifestação foi pacífica, (embora muitas lojas fecharam as portas) mas é um estabelecimento particular, um lugar de compras, de passeio, de alimentação e entretenimento. As pessoas de assustaram obviamente e eu pergunto: se eles resolvem quebrar tudo? E se vira moda fazer manifestação dentro de shopping? Ora, isso é o fim do mundo.
Nem vou discutir Pinheirinho, nem a questão do racismo que a meu ver existe dos dois lados (brancos e negros),(pobres e ricos), (feios e bonitos), (magros e gordos) e por aí vai. Ali dentro há negros sim, e trabalhando com dignidade, estão empregados e uniformizados. Desde o início do shopping em 1999, são conhecidos de todos, ajudam informam e eles são educados e dignos de respeito. Os que freqüentam são frutos da região. Tem de tudo, claro que tem. De onde tiraram essa coisa de racismo? Ora vão se informar e baixar em outro centro. Pau neles! Cambada de gente desocupada, irresponsável que procura pelo em ovo. Até quando a população vai sofrer com essa gente arruaceira? Resolvam seus problemas nas urnas quando em tempo de eleição. E manifestação é bom que se faça para os políticos, em Brasília, na casa dos Vereadores, na Assembléia, no Senado, não onde estamos em paz com a vida depois de pagarmos nossos impostos altíssimos.

Comentários

  1. BOM FINAL DE SEMANA.
    COMO VOCÊ ESTÁ??
    PASSEI PARA DEIXAR MEU CARINHO.

    "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
    mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso existem momentos inesquecíveis,
    coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
    (Fernando Pessoa)

    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir
  2. O teu texto é de uma lucidez absoluta, CON !

    Esses manifestantes "só" pretendem perturbar, inquietar.

    Também por cá, há vários shoppings onde há condições para pessoas ( que vivem sós ou que em casa não dispõem de condições de conforto ) poderem passar horas mais entretidas ou sem frio.
    Eu imagino a origem partidária desses manifestantes.

    Um beijo e obrigado em nome dos menos favorecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amiga,

      Passei para lhe agradecer a visita e lhe desejar um feliz Final de Semana.

      Gosto de gente Gente que ama e curte saudades, gosta de amigos, cultiva flores, ama animais.
      Admira paisagens, poesia e mares.

      Gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternuras,
      compartilhar vivências e dar espaço para emoções dentro de si,
      emoções que fluem naturalmente dentro de seu ser.
      Um grande abraço,
      Carinhosamente,
      Sandra

      Excluir

Postar um comentário

Não aprovo comentário ANONIMO!

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Tertúlia - Prazer

Tropeços, quedas e sofrimento para todos!