Pular para o conteúdo principal

Festa Junina!

Santa Isabel, irmã de Ana que era a avó de Jesus, era tia e muito amiga de Maria. ( Nossa Senhora ). Sempre estavam juntas. Quando Santa Isabel engravidou, contou a Nossa Senhora que teria um menino e que ele se chamaria João Batista, porém, elas moravam longe e Isabel teve a idéia de acender uma fogueira para avisar quando o menino nascesse, desta forma, Maria veria de sua casa, um grande clarão, e assim, poderia socorrer a tia depois do parto.

A tradição dessas festas nos foi trazida pelos portugueses e logo incorporada pelos índios e negros do Brasil. Aqui, acrescentaram algumas comidas como o AIPIM, que é a mandioca, jenipapo, o leite de coco e mais. A quadrilha vem dos franceses inspirados em passos e marcações na dança da nobreza européia. Os fogos de artifício nos chegam pelas mãos dos chineses. Mas contam os historiadores, que o pai de João Batista, Zacarias, andava muito triste. Era louco para ter um filho para brincar com ele - um belo dia apareceu um anjo a ele, e disse-lhe que teria um filho homem. Zacarias ficou tão emocionado que perdeu a voz. Ao nascer o menino de nome João, Zacarias ao pegou-o no colo e disse: João Batista! E assim a aldeia em que morava, festejou com grande alegria soltando fogos a cerca da fogueira - tudo isso, com muita alegria.

Dia 13 de Junho é comemorado o dia de Santo Antonio, queridíssimo em Portugal e no Brasil. Ficou conhecido como o Santo casamenteiro e há moças que a espera de seu par, fazem verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antonio. Na verdade ELE é milagroso e VOCÊ é um milagre da vida, um filho de DEUS. Sendo assim, basta rezar com FÉ! Conversar com ELE e fazer o seu pedido, dizer o que precisa, sem maldades ou materializar algo de "ruim" para alcançar sua graça.

Dia 24 de Junho é comemorado o dia do Santo festeiro, o de São João Batista, filho de Zacarias. Ele protege os casados, e também os que tem dor de cabeça e de garganta. Dizem que no dia 24, ele adormece, pois se visse o clarão de tantas fogueiras, ele desceria à terra!

Dia 29 de Junho é comemorado o dia de São Pedro. Este foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Protetor dos pescadores, o que guarda a entrada da porta do céu, o que encerra as festas Juninas e também protetor das viúvas. Quem tem o seu nome, deve no dia dele acender uma fogueira na porta de sua casa.

A Quadrilha é dançada para comemorar as festas Juninas, e para o homem da roça, agradecer a colheita. Essa gente do campo é religiosa e trabalhadora, tem respeito por Deus! Como a Quadrilha tem origem francesa, algumas das marcações até hoje, são faladas em francês, como o Balancê, returnê, tour e por aí vai. A dança lembra muito, os bailes da nobreza vista em filmes comumente.

Afirmo que quando quero alguma coisa, costumo falar direto com Jesus, que foi um dos nossos. Ninguém mais do que ELE, sabe o que precisamos e o que queremos. Basta "conversar" com ELE de maneira dedicada e simples. ELE atenderá o seu pedido, acredite, afinal, foi ELE que escolheu ser nosso irmão.

Quando agradeço alguma coisa que acontece de bom na minha vida, invoco Nossa Senhora, a mãe DELE. Ninguém pode estar mais perto rsrsrsr. Aproveito a alegria e agradeço a todos esses Santos de primeiríssima linha, tudo o que tenho de bom na vida. E assim, sigo feliz!!

Boas festas aos meus amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um dia você aprende

https://youtu.be/f6Hnwx44AnU




Um dia a gente aprende que...

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se, que companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas.

Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança; aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo, e aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, e descobre que se l…

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Estou indignada por ler matérias em jornais e revistas onde jornalistas e médicos escrevem a respeito da pílula anticoncepcional como sendo o meio mais seguro de se evitar filhos, porém...

Nos programas de rádio e TV, a mesma coisa acontece. O que eles não abordam jamais, é o perigo que a pílula anticoncepcional causa para a mulher. (E nem todos os médicos tem essa preocupação com sua paciente).

Ainda hoje, dia 8 de Setembro li no caderno Folhateen - da Folha de S. Paulo, matéria de Jairo Bouer em sua coluna - SEXO E SAÚDE, onde ele aconselha como forma segura para se evitar a gravidez indesejada, o uso da pílula, e ainda escreve que, - menos de 20% delas são adeptas a isto, pedindo que se repense no caso, induzindo a mulher a usar a pílula.

Muito bem. O que as pessoas não sabem e não interessa dizer, é que a pílula e a reposição hormonal podem causar na mulher graves problemas como a TROMBOSE.

A trombose pode se transformar em uma EMBOLIA pulmonar conhecida como TEP - e isto pode matar…

Cozinhando com a faca na mão

Que coisa mais linda ver as crianças participando da vida como se fossem fazer suas próprias coisas, como a sua comidinha, ou arrumar seus deveres e sua caminha e coisas do  dia a dia. 
Lamento o fato de não termos alguns costumes  como temos por exemplo no Japão. Ví dia desses um filme das sobrinhas de uma amiga que nasceram lá e desde muito cedo,  na escola, elas todas trabalham com facas e aprendem a cortar peixes e a fazerem seus pratos tradicionais, rebuscados ou não. Eles acreditam que é interessante saberem mexer com o perigo, como o instrumento faca,  ensinado-as como manipular.  


 Eles tem total razão