sábado, 1 de maio de 2010

Anticoncepcional, o tempo e avó

Pois é, avisei que havia voltado, mas ainda não consegui estar por aqui pelo tempo que eu gostaria.
Nem consigo responder a quem me escreveu, as avós que tem suas netas desfilando em seus blogs, aos que me cumprimentam por viver a emoção e a expectativa de logo mais me tornar uma delas e às mulheres fortes e lutadoras que tomam pílula e que tiveram problemas de saúde relacionados a trombose, como teve minha filha.

Impressionante que esse texto a que me refiro e que está em "saúde" dentro deste blog, que volta e meia, alguém passa por ele, e se identifica, muitas vezes pedindo socorro, ou ainda em tratamento com o mesmo médico de minha filha, Dr. Élbio Damico, ou concordando que esse assunto pílula anticoncepcional não é bem esclarecido para quem faz uso dela. Este assunto é mesmo muito importante, tanto quanto foi e é para mim até hoje. Jamais deixei de falar sobre ele todas as vezes que tenho oportunidade.

Agora com a gravidez de minha filha, Dr. Élbio orienta que ela tome a injeção de Clexane uma vez por dia. O gincologista Dr. Luis Aguiar, também concorda com Dr. Élbio e ainda sabemos que depois de 40 dias do parto, ela continuará o tratamento. Nesse momento, o útero a cada mamada contraíra para voltar ao tamanho normal. Dar o peito para os filhos, é importante também para a o físico da mulher.

Quando trouxe esse assunto para cá, o fiz por querer colaborar de alguma forma com quem vive aquilo que vivemos, porém, não deixo e não deixei de ressaltar que todas as mulheres procurem os médicos específicos para os seus casos. Eu não sou médica e desejo que todas as mulheres façam os exames em seus filhos ainda pequenos, para saberem se eles tem tendência a ter trombose. Os exames são de sangue, é simples - e sendo assim, essa pessoa, caso seja tendente a trombosar, não poderá jamais tomar pílula anticoncepcional e nem tampouco fazer a reposição hormonal na fase da menopausa. É importante que se lembre que os homens não precisam do anticoncepcional, mas eles também podem ter trombose. E para eles as recomendações também existem. Cuidado!

Que todos tenham muita saúde, e prevenção é o nome do jogo.