sábado, 19 de março de 2011

Barack Obama Inspiração Brasileira

Tempo feio, desanimador olhar lá fora e ver São Paulo acinzentado. Apesar disso, hoje as notícias são voltadas para a visita do presidente dos EUA no Brasil. Nada tão grandioso, mas nos faz um pouco mais animados para sairmos de tantas tragédias que vem acontecendo como o Tsunami do Japão e as chuvas que estragam tanta coisa e desampara muita gente com seus tremendos estragos aqui tão perto de todos nós.
Primeira vez na história que o presidente mais poderoso do mundo vem antes do nosso presidente ir até ele. Nesse caso, a privilegiada é Dilma, a primeira presidente mulher do nosso querido país.



“Se Não Fosse o Brasil, Obama Jamais teria Nascido”. Esse é o título do livro de Fernando Jorge, que se baseou em dois livros que Obama escreveu – “Dreams of My Father” e “The Audacity of Hope”. Assim Fernando Jorge concluiu ao ler os livros com depoimentos de Barack Obama, que a peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, de 1956, que mais tarde Marcel Camus adaptou em filme, “Orfeu Negro” de 1959, é o grande “motivo” para o nascimento de Obama.




A história conta que sua mãe Stanley Ann, com apenas 18 anos assistiu o filme e ficou profundamente apaixonada pela história e pelo ator Breno Mello, que tem uma semelhança incrível com Obama. Stanley Ann se muda para o Hawaí, e no colégio encontra um sósia de Breno Mello e se apaixona por ele. Esse homem era o futuro pai de Obama.
A semelhança é grande, confiram aí. Tudo é história. Que a visita de Obama, seja boa para todos nós.
Interessante: Dilma recebe hoje os ex presidentes que ela convidou para o almoço com Obama. São eles, Itamar Franco, Collor, Fernando Henrique, Sarney e Lula. Este último não aceitou o convite, e se justificou dizendo que agora o momento é de Dilma...